quarta-feira, 2 de abril de 2008

O Que é Educaçao Física/Vitor Marinho - São Paulo:Brasiliense, 2004

A educação física, conhecida com ginástica tinha sua particularidade a implantação da saúde. a questão da saúde no exercício físico foi ganhando conotação quando os professores da área passaram a incluir o corriculum escolares e académicos disciplinas como anatomia, fisiologia etc.
Culturalmente a Ed. Fisica, faz parte do cotidiano das pessoas, temos por exemplo no futebol, onde dizem que corre na veia dos brasileiros, indo nesta linha de pensamento como ´podemos definir que a ed.fisica não e um jogo mais faz parte do mesmo, e uma forma e socialização de um povo que também em dos objetivos da pratica física.
Podemos definir que historicamente e pratica e estimulação ao exercício para ter os" melhores". sim para um esporte que na rivalidade as pessoas são preparadas para a resistência e força como nossos antepassados,para vencer e manter a soberania, tanto que politicamente temos fatores que mostram a nossas influencias como o simples fatos de indicar e modelar, cidadão para objetivos de manter a soberania de um povo ou sobressair no esporte.
por tanto a ED. FÍSICA, faz parte de alguns ou podemos dizer de todos os seguimentos da sociedade.

Um comentário:

Fundamentos e Concepções Educação Física Esporte disse...

Prezado Robson,
Primeiramente, ajuste o título do resumo. Perceba que você não resumiu o livro, mas um dos capítulos, que se chama “O labirinto”, portanto, ele deve ser colocado no título. Siga o exemplo:
Resumo: OLIVEIRA, Vitor Marinho. O Labirinto. In: O que é educação física. São Paulo: Brasiliense, 1983.

Lembrando que um resumo deve ser escrito cumprindo os critérios de: exposição do tema central (primeiro), exposição da perspectiva do texto (segundo) e apresentação dos argumentos do texto (terceiro). Cada um dos três critérios vale 0,3. a soma dos três dá 0,9. O 0,1 para atingir 1,0, é referente à sua autonomia na escrita. Sua nota: 0,6.
Quanto ao seu resumo propriamente, você não cumpriu com os dois primeiros critérios. Sugiro a seguinte forma para você iniciar o resumo.
“O texto tem como tema central a problemática em torno do trabalho de definição da disciplina Educação Física. Para tanto é lançada a seguinte pergunta: o que é educação física? Para tentar responder a tal questão, Oliveira recorre aos estudos historiográficos e a uma reflexão filosófica – teórica e conceitual. Nesse sentido, o autor entende que educação física pode ter vários modos de aplicação á vida. O autor destaca algumas delas, por onde a educação física bem buscando sua definição: ginástica, medicina, cultura, jogo, esporte, política e ciência”.
A partir daí entra em cena o terceiro critério a ser cumprido. Você destaca e expõe duas idéias essenciais que o autor elabora no texto, contudo, não pode esquecer que ele contextualiza tais idéias no campo da história, bem com ao lado de outras áreas. Sendo assim, tente seguir a cronologia do texto, expressando o que o autor diz de cada relação que a educação física estabelece com as outras áreas de atuação social. Nesse sentido reduza o que você escreveu sobre a relação entre educação física e cultura e jogo. E para cada relação, no máximo duas linhas para cada uma delas.
Atenciosamente,
Prof. Renato Izidoro.