terça-feira, 13 de maio de 2008

BETTI, MAURO - A JANELA DE VIDRO- CAMPINAS, SP:PAPIRUS 1998

A Ed. física no Brasil apartir da decada de 80 onde temos como ciência e pedagogia, onde vemos que a ed. fisica tem as duas a ciência atraves dos estudos da CINESIOLOGIA, AÇÃO MOTORA, etc, e temos tambem a parte pedagogica de VITOR M. OLIVEIRA (1985)e VALTER BRACHT 1992 e 1993, cosideraram como Educação. No decorrer dos tempos alguns ate insinuavam apresadamente até a morte da Ed.Fisica, porem essa mesma pontencialidade cultural ainda nem foi desenvolvida, sendo que esta particularidade encontra-se ainda viva atraves do profissional da Educação Fisica.
Ja na decada 90 ja com varias divulgações, as atividades fisicas um produto de consumo, onde hoje de alguma forma somos consumidores de algum esporte.
Portanto o Professor de Educação Fisica tem que procurar formas de evitar o desgaste eo desentereçe nas atividades fisicas; segundo ABREU, a unica forma seria da pesquisa cientificae filosófica e através destas auternativas uma melhor qualidade nas praticas corporais, e com isso preparar o cidadão(aluno) a ser um praticante assidou em toda area da Educação Fisica.


Do texto temos:

TAREFA DA EDUCAÇÃO FISICA NA ESCOLA; "Introduzir e integrar o aluno na cultura corporal do movimento , formando o cidadão que vai produzi-la reproduzi-la e transforma-la , instrumentalizando-o para usufruir do jogo, do esporte, da dança e das ginasticas
em beneficio de sua qualidade de vida"


DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FISICA; Deve auxiliar o aluno a compreender seu sentir e seu relacionar-se na esfera da cultura corporal de movimento.


com isso vejamos como e muito importante a participação do profissional da Ed. Fisica

Um comentário:

Lucas disse...

Justo o que eu procurava sobre janela de vidro. Obrigada!